terça-feira, 17 de março de 2015

Fazer/Não Fazer Faculdade - Minha Escolha - Mercado de Trabalho





Boooom dia, boa tarde, boa noite!
Hoje quero contar para vocês, um pouco da minha vida acadêmica e as escolhas que fiz sobre meu curso e também o que acho em geral sobre fazer/não fazer Faculdade e o que o Brasil está vivenciando na atualidade com o Ensino Superior.

Prestei Vestibular, Universidade Federal de Uberlândia, primeira fase, ótima pontuação, segunda fase, nossa que cansativa, muita escrita, tenho que parar de escrever tanto e resumir minhas ideias, mas não consigo, gosto de escrever. O vestibular foi cancelado, houve fraude, alguém já sabia as respostas, fala sério, quando eu resolvo fazer, alguém faz uma fraude? Ok. Problema resolvido, novamente primeira fase, passei, novamente a cansativa segunda fase, passei.

Sistema de Informação, lá vou eu! Um erro na escolha do curso, é muito chato, maçante, estou tendo aulas de coisas ultrapassadas, sem sentido, onde está a emoção e criação? Durante seis
meses não houve, estava entediado, deixei o curso. Na verdade, entrei neste curso pois desde os 11 anos eu já mexia um pouco com computadores, cheguei a fazer cursos, mas quando cheguei na faculdade, foi outra história, nada do que pensei estava lá, queria ver as coisas acontecerem, criar páginas, criar programas, afinal era uma profissão e tanto, quem cria um bom programa ou jogo, pode ganhar uma grana legal demais, foi essa a minha ideia, mas não é bem por ai no curso e até depois dele está complicado, um mercado saturado de gente. Enfim, não estava feliz com está escolha e deixei o curso, não me arrependo nem um pouco, iria passar 4 anos estudando algo que não era do meu agrado, credo, ninguém merece!

ENEM, que prova longa, questões sem sentido, textos antes das perguntas que não tem relação com a questão, francamente acho que conhecimento de mundo e raciocínio, são melhores para fazer a prova do que o conhecimento das matérias em si, quem são os loucos que fazem essa prova? Alguém fez uma redação com receita de “miojo” e outro colocou o hino do time Palmeiras e tiraram notas acima de 500 pontos, quem corrige isso? Enfim, tirei nota muito boa e passei ^^

BIOLOGIA, agora sim, não é escolha por dinheiro, não é escolha por status, não é porque alguém quis, é porque me proporciona bem estar, é MINHA escolha, amo a natureza, plantas, animais, é um mundo além da visão, um mundo do micro ao macroscópico, remonta a vida e a morte, desde o início dos tempos. Charles Darwin, o pai da Biologia, visão Evolucionista das espécies, um gênio em minha opinião, Richard Dawkins também merece o meu respeito, um grande professor e escritor na área da Biologia. Se pudesse, viveria cercado de plantas, animais, microscópios, lâminas, placas pétri, enfim, tudo relacionado a minha matéria de paixão.
“Biologia é linda!”.

Fazer ou não fazer Faculdade?
Sinceramente, é uma escolha séria, que varia da sua paixão por algo. Francamente não compensa escolher uma faculdade por questão de que ela lhe trará dinheiro, adianta estar ganhando bem e fazendo algo que detesta? Na minha opinião, NÃO! Prefiro muito mais ser feliz com meu trabalho, para estender a felicidade na vida, do que estar ganhando milhões e com a cara fechada pra tudo, é claro que se a profissão dos seus sonhos lhe trouxer milhões, fantástico, meus parabéns! Mas não pense só no financeiro, pense em ser feliz, é isto que importa no final.

Enfim, acho que vale sua criatividade, não é necessário um curso universitário para trabalhar com diversas atividades, inclusive várias lucrativas, vale mais estar fazendo o que gosta, ainda mais que no Brasil o mercado de trabalho está super saturado em diversas áreas, nos últimos anos, o governo abriu várias novas faculdades pelo país, também aumentou as vagas e praticamente todos os cursos, mas isso é um ponto positivo? Muitos pensam que sim, pois há mais chances de entrar na faculdade, porém é isto que o governo quer que você pense, que ele é seu amigo e está te dando oportunidades. Infelizmente a verdade é outra, o ingresso de milhares na faculdade, fez com que o mercado saturasse e desvalorizasse o profissional, as áreas de Direito e Administração então, foram extremamente afetadas, hoje vemos Administradores trabalhar de secretários por não achar vagas em sua área, vemos Advogados na porta da delegacia mendigando casos.

Parem para pensar, alguns anos atrás não era necessário nem saber ler para ser contratado como zelador, faxineiro, varredor e alguns outros sub-empregos, hoje já se faz necessário o ensino médio completo, amanhã será necessário um superior, toda profissão é digna, respeito cada uma delas, afinal todos somos necessários para o funcionamento da sociedade, mas o que está acontecendo, é que daqui a alguns anos, ninguém vai querer ocupar uma vaga em nenhum tipo de sub-emprego, e ai? O que vamos fazer? Cada um vai pegar o seu diploma, rasgar e ir enfrentar a vida? Pegar uma enxada e ir para a lavoura, pegar água e sabão e ir lavar uma casa?

O que penso é: Devemos valorizar todas as profissões, sejam elas com necessidade de ensino ou não, parem para pensar, se todos tiverem uma parcela justa no final do mês, a sociedade vai funcionar bem melhor do que quase todos com diplomas e sem trabalhos. Portanto não é necessário um curso superior, é necessário uma sociedade que valorize cada profissão e cada cidadão que nela está.

Fica o meu abraço à todos vocês, espero que tenham gostado e espero que continuem lendo nossos posts. Sempre algo criativo, interessante, na moda ou não, desabafo, falta do que fazer, engraçado, educativo, viajado, filosófico, biológico, de comer ou de passar no cabelo, estamos aí.

Valew!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário